Rede do Profissional da Reciclagem.

Translate this Page






  

DISK- É PRA JÁ SERVIÇOS LTDA
 (51) 99595-9952
 SMS, WahatsApp
 cachoeirinha- RS- Brasil
QUERO AJUDAR !!
 


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Faz-se necessário focar a educação ambiental como caminho para alcançar atitudes humanas que levem ao desenvolvimento sustentável. A metodologia empregada na presente pesquisa realizada no bairro. Tem uma abordagem dialética que busca o princípio da transformação da realidade a partir da investigação. Para tanto tem que ser adotadas algumas etapas as quais estão relacionadas abaixo:

  • Por meio da observação direta (intensiva) acompanhar os hábitos da comunidade, dos horários e locais de descarte inadequado dos resíduos sólidos nas ruas do bairro.
  • Anotações e uso de recursos como os registros fotográficos, para comprovação da degradação no local onde é descartado o lixo pela comunidade;
  • Verificar por meio da pesquisa feita através de questionário aplicado as pessoas no bairro, sobre o hábito dos moradores de separar o lixo e qual a forma de descarte de resíduos usada por eles;
  • Incentivar através de atitudes e práticas pessoais para um melhor descarte do lixo, levando em conta os critérios da coleta seletiva, reciclagem, reutilização e principalmente redução do consumo;

 

LOCAL DA PESQUISA O bairro que for escolhido para o projeto piloto em seu município, ou conjunto habitacional. O bairro tem em média de habitantes e é considerado um dos melhores bairros da cidade. Atualmente na cidade residem pessoas de diferentes classes sociais, na maioria das vezes não possuem conhecimentos de ações ecologicamente corretas.

 

TIPO DE PESQUISA Com base nos objetivos de uma pesquisa de campo exploratória, devem ser coletados dados através de um questionário feito para as pessoas entrevistadas que tiveram experiências com o problema pesquisado, com intuito de saber sobre os benefícios da coleta urbana e seletiva no bairro.

 

COLETA DE DADOS É muito importante saber qual destinação os moradores dão para os resíduos sólidos, se eles fazem separação do material orgânico do inorgânico (seco e molhado), se têm interesse em colaborar com a coleta seletiva no bairro (observação e história de vida). Dessa forma, será aplicado um questionário aos moradores, abrangendo um total de 100 residências, como instrumento de coleta de dados.

ANÁLISE DOS DADOS Para validar os impactos positivos com o desenvolvimento do projeto, os dados coletados serão interpretados, destacando as maneiras de descarte, antes das propostas apresentadas e realizadas.